O que é preciso saber sobre bebês antes de engravidar?

610

Se você e seu companheiro planejam se tornar pais de primeira viagem, é bom se preparar. Esperar o primeiro bebê é excitante e desafiador em qualquer momento da vida. Mas vocês estão prontos para receber e cuidar de um recém-nascido?

Além dos aspectos econômicos, a chegada de um novo membro na família muda toda a rotina do casal. A criança passa a ser o centro das atenções. O casal precisa estar consciente de que vai precisar se unir ainda mais para encarar essa nova fase da vida.

Já pensando no pós-parto, a primeira coisa que você precisa saber é que o que mais tira o sono da mãe é o sono do bebê. A dica é dormir quando o bebê estiver dormindo. Caso consiga fazer isso, você terá mais energia para os cuidados com o filhote.

Lembre-se, os bebês gostam e precisam ser bem embalados. Mantenha-o sempre limpo e bem agasalhado. Esses cuidados deixam a criança confortável.

Bebês ficam estimulados rapidamente. É bom manter  brinquedos próximos ao bebê, mas sem cansá-lo. Quando a criança fica cansada, ela chora, grita e se estressa.

Os bebês têm necessidades físicas, psicológicas e emocionais. Não deixe de conversar com o pediatra sobre as melhores formas de suprir todas essas necessidades de seu filhote da melhor maneira possível.

Um detalhe importante é que mesmo com a responsabilidade de cuidar do bebê, você e seu companheiro também precisam cuidar de vocês. Não deixem de se divertir. É difícil encontrar tempo com um bebê para cuidar, mas já planejam como reservar um período para fazer algo que vocês gostam.