Quais cuidados tomar antes de engravidar para não prejudicar o futuro bebê?

611

Você e seu companheiro decidiram dar um passo a mais na relação e querem experimentar a sensação única de ter um filho. Mas, para isso, é preciso dedicar tempo e atenção para criar um ambiente favorável. Pequenas mudanças trazem grandes diferenças e aumentam as chances de você engravidar.

O primeiro passo que você deve dar é marcar uma consulta com seu ginecologista. Caso você tenha endometriose, diabetes ou inflamação pélvica, o médico poderá ajudar a controlar essas condições. Fumar e ingerir álcool durante a gravidez é prejudicial. Mães que fumam ou bebem podem gerar bebês com problemas cardíacos ou deficiência mental. Se for o seu caso, antes de engravidar, pare de fumar e reduza o consumo de álcool. Seu companheiro também deve cortar esses hábitos, já que eles diminuem a contagem de espermatozoides.

Evite produtos químicos: xampus, inseticidas, produtos de limpeza ou cosméticos. Mantenha distância de produtos que tenham substâncias tóxicas que possam ser nocivas para você e para o futuro bebê. Prefira produtos orgânicos ou naturais.